Cinco são presos e R$ 12 mil são apreendidos em operação realizada em Paraíba do Sul | JC Online

Cinco são presos e R$ 12 mil são apreendidos em operação realizada em Paraíba do Sul




Nesta sexta-feira (08) foi realizada em Paraíba do Sul a Operação “Todos por um”, trabalho realizado de forma conjunta pelas polícias civil e militar (107 DP, 2ª Cia e Serviço Reservado do 38º BPM). A ação, que contou com o apoio da PRF, foi o resultado de uma investigação na qual os agentes se depararam com os planos de grupo criminoso em atuação no bairro Eldorado, que pretendia cometer alguns homicídios e estabelecer o domínio da facção Comando Vermelho na localidade. Os investigadores também descobriram que elemento conhecido como “Boliviano” havia sido enviado de Resende para Paraíba do Sul com a finalidade de efetivar os planos traçados pela associação criminosa.

Durante a operação, cinco pessoas foram presas e quatro adolescentes foram apreendidos. Um drone foi utilizado para monitorar eventuais fugas de criminosos. Entre os detidos está Eliano de Oliveira da Silva Júnior, de 19 anos, conhecido como “Boliviano”, que estava foragido da justiça e também foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Vitor de Oliveira da Silva, conhecido como “VT branco”, foi preso em flagrante pela prática do mesmo crime. Jhone Marcos Conceição Anúncio (vulgo “Dioninha”) e Bruno Cassiano dos Santos (conhecido como “Corvo”) foram presos porque tiveram suas prisões temporárias decretadas por suspeita de integrar o grupo investigado. Além deles, um foragido por débito de pensão alimentícia foi encontrado e preso. Com relação aos menores, um foi apreendido em flagrante ao ser encontrado com entorpecentes e outros três foram capturados por estarem evadidos do sistema de internação de adolescentes infratores.

Na casa do suspeito de ser um dos líderes do grupo investigado, foram encontrados e apreendidos 12 mil reais em dinheiro, um veículo Golf, 2 mil pinos para endolação de drogas e um cadernos com contabilidade do tráfico. Em menor ligado ao grupo foi encontrado com dois rádios comunicadores.

A Delegada Cláudia Abbud enfatizou que essas importantes prisões foram uma ação rápida e enérgica para evitar a ocorrência de homicídios ligados ao tráfico de drogas. A autoridade policial destaca que essa operação foi fruto de um minucioso trabalho integrado de inteligência das policiais civil e militar, e contou com total empenho dos Promotores de Justiça e Juízes de Direito da Comarca de Paraíba do Sul para que tudo ocorresse de forma célere e os resultados fossem alcançados.

O comandante do 38º BPM destacou a importância desse tipo ação. “A grande intenção é trazer a tranquilidade para a sociedade e que a criminalidade tenha conhecimento pleno de que não terão paz e, de forma alguma, permitiremos que qualquer facção criminosa se instale em nossa região.”

 

Todos por um

A operação foi batizada como “Todos por um” em referência a integração das forças das forças de segurança do município. “Un pour tous, tous pour un" é o lema tradicionalmente associado aos heróis protagonistas do romance francês “Os Três Mosqueteiros”, que trata de grupo no qual os integrantes se mantêm leais uns aos outros apesar das circunstâncias e provações.