Comendador Levy Gasparian atinge o primeiro lugar no IDEB do 6º ao 9º ano | JC Online

Comendador Levy Gasparian atinge o primeiro lugar no IDEB do 6º ao 9º ano




O Ministério da Educação divulgou o resultado dos Estados e Municípios brasileiros, onde os dados informam que a Educação de Comendador Levy Gasparian é líder estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 6º ao 9º ano. Vale destacar que no seguimento 1º ao 5º ano Comendador Levy Gasparian está entre os 5 (cinco) melhores Municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O IDEB é atualmente o principal indicador de qualidade da Educação Brasileira. O índice avalia o Ensino Fundamental e Médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice vai de 0 a 10 e a meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021.

Outra análise positiva desse resultado é que pela primeira vez na trajetória das avaliações para cálculo do índice do município, mais de 80% das escolas da Rede foram avaliadas, pois a “régua” de corte que servia de “condição” para que a Unidade Escolar fosse avaliada, baixou de 20 para 10 alunos matriculados por turma – o que possibilitou que cinco, das seis escolas que oferecem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede participassem da avaliação em 2017.

Portanto, diferente das outras avaliações que apenas uma, duas ou, no máximo, três escolas eram avaliadas para o cálculo do índice da rede, nesta edição temos um retrato mais fiel ainda da qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal de Educação. Além disso, é importante registrar também que todas as escolas avaliadas pela Rede atingiram as metas projetadas. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, Comendador Levy Gasparian deu um salto maior e mais qualitativo ainda, pois apenas 07 municípios do Estado do Rio conseguiram alcançar a meta projetada. E Levy teve o índice mais alto: 5,3. Assim, além de alcançar a meta projetada também ficou com o melhor índice dentre os 92 municípios do Estado nessa etapa da Educação Básica.