Em Três Rios, católicos celebram a Semana Santa com extensa programação | JC Online

Em Três Rios, católicos celebram a Semana Santa com extensa programação




A Semana Santa é para os cristãos o ponto ápice de sua fé. O encerramento do tempo quaresmal é marcado pela recordação do martírio, morte e ressurreição de Jesus Cristo, gesto que, segundo a tradição do cristianismo, levou à salvação da humanidade.

Em Três Rios, a Paróquia São Sebastião, está preparando uma programação extensa para celebrar a Semana Santa na cidade. De Domingo de Ramos (14) Ao Domingo de Páscoa (21) várias atividades serão realizadas para lembrar os últimos dias de vida de Jesus Cristo: condenação, sofrimento, crucificação, morte e ressurreição.

Recordando entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos terá três celebrações na igreja matriz (às 6h30, 9h30 e 19h) e em várias comunidades da paróquia (8h – comunidades São João Batista, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Piedade; 10h – Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora das Graças e Santa Edwiges; 17h – São João Paulo II; 18h – comunidade Nossa Senhora de Fátima; e 19h – comunidade Nossa Senhora do Rosário).

Na segunda-feira da Semana Santa (15), a paróquia realizará a via-sacra na Praça São Sebastião, a partir das 19h. Comunidades, grupos, movimentos e pastorais estarão reunidos relembrando os últimos passos de Jesus Cristo. Já na terça-feira (16), na igreja matriz, acontece a Celebração da Misericórdia, com início às 19h.

A tradicional Procissão do Encontro será realizada na quarta-feira (17). Com início às 18h30, duas procissões sairão de pontos distintos da cidade. Com a imagem de Nossa Senhora das Dores, a procissão das mulheres terá início na frente do Fórum, na Margem Direita, já os homens sairão da Praça JK com a imagem de Nosso Senhor dos Passos. As duas se encontrarão na porta da igreja matriz, onde será celebrada a Santa Missa, em seguida.

Também tradicional, a Missa de Lava pés será celebrada na quinta-feira santa (18), às 19h, na matriz. Relembrando a última ceia de Jesus Cristo, a celebração também acontece, no mesmo horário, nas comunidades de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus. No mesmo dia haverá Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz desde às 7h da manhã, continuando após a missa das 19h, em vigília.

A sexta-feira Santa (19), é o único dia em que a Igreja Católica não celebra a santa missa, em memória da morte de Jesus Cristo. Neste dia a igreja celebra a adoração a Santa Cruz, que na paróquia São Sebastião, acontecerá às 15h na igreja matriz e nas comunidades Cristo Rei, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu. No mesmo dia a paróquia realiza a via sacra, às 5h da manhã e as 9h, essa última direcionada para as crianças. Às 17h será encenada, na Praça São Sebastião, a peça da Paixão de Cristo.

No Sábado Santo (20), popularmente conhecido como sábado de aleluia, a paróquia celebrará a Vigília Pascal, a partir das 19h, na igreja matriz e nas comunidades do Sagrado Coração de Jesus, Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças. Já no Domingo de Páscoa (21), em que a igreja celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a paróquia terá celebrações durante todo o dia, na matriz (6h30, 8h, 10h e 19h) e nas comunidades (8h – comunidades Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Conceição; 10h – Cristo Rei, Nossa Senhora Rosa Mística e Santa Bárbara; 18h – comunidade São João Batista; e 19h – Nossa Senhora do Rosário).