Equipe odontológica realiza atualização do índice CPOD em Levy Gasparian | JC Online

Equipe odontológica realiza atualização do índice CPOD em Levy Gasparian




A Prefeitura de Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando o levantamento epidemiológico para cálculo do CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados). O levantamento é importante porque permite definir, programar e avaliar ações em saúde bucal.

O CPOD mede a doença cárie, identifica lesões cariosas em processo de cavitação direcionando seu planejamento para o tratamento restaurador. Daí a necessidade de fazer este levantamento na escola para posterior tratamento odontológico das crianças e com isso tentar evitar que tenham a desagradável experiência da dor.

A Saúde Bucal da UBS Fonseca Almeida desenvolveu atividade educativa na turma do 2° ano do CIEP, trabalhando em sala de aula uma palavra cruzada odontológica incentivando os alunos a assumirem responsabilidades com sua própria higiene bucal e manter hábitos saudáveis já nos primeiros anos de vida.

A dentista Carolina Keller, que atende nas Unidades de Saúde de Afonso Arinos e Mont Serrat, e o dentista Leandro, que faz parte da Unidade do Grotão, realizam trabalhos educativos e preventivos na creche Meninos de Jesus interagindo com as crianças, promovendo assim a importância da consulta de um dentista.

Essas ações tem sido prioridade no governo que vem acompanhando o andamento e o levantamento dessas prevenções. “Estamos trabalhando para que nossas crianças tenham uma saúde bucal excelente. Com carinho, dedicação e comprometimento nossos alunos estão sendo cuidados por uma equipe que trabalha com amor”, afirmou o prefeito Valter Lavinas.

Para o secretário de Saúde, Hedílio de Araújo Cortez, todo o tipo de prevenção na área da saúde é importante. “Como médico há mais de 40 anos, sei da relevância quando o assunto é prevenção. Estamos fazendo o nosso ‘dever de casa’ corretamente e é fundamental o acompanhamento dos pais”, destacou o secretário.