Fiéis festejam o dia de São Jorge com celebrações e carreata em Três Rios | JC Online

Fiéis festejam o dia de São Jorge com celebrações e carreata em Três Rios




O dia de São Jorge, co-padroeiro do estado do Rio de Janeiro, será celebrado no dia 23 de abril, feriado estadual, com diversas atividades em Três Rios. Com devotos no cristianismo e na umbanda, o santo guerreiro é festejado por uma legião de fiéis em todo o mundo.

Para os católicos as celebrações começam logo cedo com santa missa na Igreja Matriz de São Sebastião, às 6h30. Às 8h30 será realizada uma Celebração Ecumênica na Praça Zumbi dos Palmares, na Morada do Sol.

A partir das 9h30, na Praça Zumbi dos Palmares, será oferecido um café partilhado e, logo em seguida, terá início a 4ª Carreata dedicada ao santo guerreiro. Na primeira parte da carretara os devotos passarão por ruas da Vila Isabel, Centro, Praça dos Peixinhos até a Praça JK, onde acontece uma saudação a Jorge às 11h. Logo após, as Casas de Umbanda e Candomblé realizam uma louvação a Ogum, como São Jorge é conhecido no sincretismo umbandista.

Às 11h40 terá início a segunda etapa da Carreata, seguindo pelos bairros Cantagalo, Monte Castelo, Santa Terezinha, Cidade Nova e Portão Vermelho, onde será oferecida a feijoada comunitária, às 13h, pelos amigos e pela Tenda Espírita São Jorge.

Também haverá missas em honra a São Jorge às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião e nas capelas de Nossa Senhora de Guadalupe, no Habitat, e São João Batista, no Caixa D’Água.