Firjan SENAI Três Rios forma primeira turma de curso técnico em eletrotécnica | JC Online

Firjan SENAI Três Rios forma primeira turma de curso técnico em eletrotécnica




Trinta e dois alunos concluíram na última semana o curso técnico em Eletrotécnica, primeira turma realizada pela Firjan SENAI em Três Rios.Sempre atento às necessidades das indústrias do Centro-Sul Fluminense e ao mercado de trabalho, a Firjan SENAI passou a oferecer, em 2016, o curso que capacita profissionais para atuar na execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.

Durante o curso, os profissionais aprenderam a executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos. A emenda ainda incluiu as disciplinas de eletricidade, manutenção elétrica predial e industrial, segurança em eletricidade, gestão da manutenção, projetos de sistemas elétricos de potência, leitura e interpretação de desenho.

Para Nilson Paulino dos Santos, 22 anos, agora técnico em eletrotécnica, o curso foi um divisor de águas na sua carreira. “Foi realmente uma ótima escolha. Um curso que de fato qualifica o profissional e mostra o que o eletricista deve fazer e o porquê deve fazer. Uma capacitação completa. Foi esse curso que me deu segurança para tentar uma oportunidade e conquistar um emprego nessa nova função”, disse Nilson.

Profissionais especializados em eletrotécnica podem atuar em diversas empresas e segmentos industriais variados, como alimentação, mecânico, construção civil ou até mesmo em hospitais, por exemplo.

O currículo de Abisai Pereira dos Santos ganhou um novo peso após a conclusão do curso. Até então formado como eletricista de manutenção industrial pelo próprio Senai, agora Abisai pode ser chamado de técnico. “É uma mudança grande no currículo e no dia a dia. Até então eu desenvolvia meu trabalho colocando os equipamentos para funcionar, agora além disso sei também como eles funcionam. Hoje enxergo os equipamentos que trabalho de forma diferente”, explicou.

O profissional técnico em eletrotécnica é muito versátil, pois atua em diversos tipos de empresas e segmentos e, por isso, encontra um amplo mercado de trabalho” destaca o coordenador da Educação Profissional da Firjan SENAI Três Rios, Alessandro Guimarães. 

Uma nova turma do curso técnico tem previsão de início para este mês. Os interessados podem obter informações pelo site ou na unidade da Firjan SENAI em Três Rios na Av. Vereador Mário de Castro Reis, 25, bairro Nova Niterói.